COMUNICADO DE IMPRENSA

O Centro Gis – o único centro de respostas às populações LGBTI (lésbica, gay, bissexual, trans e intersexo) localizado a norte do país – comemora hoje 2 anos de vida. Embora tenha sido inaugurado formalmente a 14 de fevereiro de 2017, abriu portas a 9 de janeiro do mesmo ano, no Antigo Edifício da Câmara Municipal de Matosinhos, com o apoio desta autarquia e financiamento da Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade.
No seu curto tempo de existência, o Centro Gis, agora financiado pelo POISE e pela Câmara Municipal de Matosinhos, acompanhou um total de 309 utentes, realizando 2361 atendimentos. A grande maioria dos atendimentos efetuados tem como destinatárias as pessoas trans.
Dos casos acompanhados atualmente, 96 configuram situações de violência de género ou doméstica, tendo 46 começado a ser seguidos em 2018.
Os/As utentes do Centro Gis são oriundos/as de diversos pontos do país, destacando-se os seguintes: Porto, Bragança, Vila Real, Lisboa, Viana do Castelo, Braga, Madeira, Viseu, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra e Aveiro. Alguns e algumas têm nacionalidade estrangeira (e.g., Suíça, Itália, Inglaterra, Brasil).
A unidade móvel do Centro Gis, financiada pela Fundação EDP e com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, e cujo início do funcionamento remonta apenas a março de 2018, fez um total de 583 atendimentos e 161 rastreios, tendo chegado a 3179 participantes através de ações e campanhas de (in)formação, sensibilização e prevenção de IST’s. No âmbito das ações desenvolvidas por esta valência foram distribuídos 1246 folhetos informativos e 39698 preservativos e gel lubrificante.
Nos últimos 2 anos foram ainda abrangidas por ações de formação 3024 pessoas.
Têm sido também celebrados diversos protocolos com múltiplas entidades, nomeadamente com instituições de ensino, centros de formação e organizações da sociedade civil, ao abrigo dos quais têm sido, por exemplo, acolhidos estágios académicos.

Telemóvel: 966 090 117
Email: gis@associacaoplanoi.org