Observatório da Violência no Namoro

A Associação Plano i está a efetuar um mapeamento da realidade da violência no namoro em Portugal.
Se é ou foi vítima de violência no namoro ou testemunhou algum caso durante o ano de 2017 denuncie aqui.

O que é o Observatório da Violência no Namoro?
O Observatório da Violência no Namoro visa recolher e divulgar informação sobre a violência no namoro em Portugal.
É uma iniciativa da Associação Plano i, em parceria com o Instituto Universitário da Maia/Maiêutica, criada no âmbito do Programa UNi+, cujo objetivo é a prevenção da violência no namoro.
O Programa UNi+ é financiado pela Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade.

O questionário disponibilizado pelo Observatório é sobre o quê?
O questionário é sobre os crimes de violência no namoro ocorridos em Portugal no ano de 2017.

O que são crimes de Violência no Namoro?
São situações de violência no âmbito de relações de namoro heterossexuais ou homossexuais/lésbicas, que podem incluir agressões físicas, abuso psicológico, emocional e/ou verbal, ameaças, perseguição, controlo, vitimação sexual, entre outras. A violência no namoro é um crime público.

Quem deve responder ao questionário?
Devem responder pessoas que são ou foram vítimas de violência no namoro ou que são ou foram testemunhas.

Qual a importância de se preencher este questionário?
Muitas situações de violência no namoro permanecem silenciadas, nunca sendo partilhadas ou reportadas às autoridades competentes. Conhecer a violência no namoro é fundamental para a prevenir e combater.

Como se preenche o questionário?
O questionário é composto por perguntas simples. Por favor responda a todas as perguntas de caráter obrigatório, caso contrário não será possível validar as suas respostas.
Cada questionário deverá referir-se apenas a uma situação de violência no namoro ocorrida em Portugal durante o ano de 2017. Caso pretenda reportar mais do que um caso, agradecemos o preenchimento de novo questionário.

E se o(s) crime(s) tiver(em) acontecido antes de 2017?
Caso pretenda reportar alguma situação anterior a 2017, por favor envie-nos um email com uma descrição, o mais detalhada possível, desse crime para observatorioviolencianamoro@associacaoplanoi.org

Para que servem os dados do questionário?
A informação obtida será publicada num relatório anual que informará o público em geral e as autoridades nacionais competentes sobre a realidade da violência no namoro no país.

Qual o tempo previsto de preenchimento deste questionário?
O tempo previsto de preenchimento do questionário é de cerca de 15 minutos.

É seguro preencher este questionário?
Sim, o questionário é anónimo e a informação partilhada será usada apenas para os fins a que o Observatório se propõe.

No caso de ter dúvidas ou questões sobre o Observatório que contacto deve usar?
No caso de ter dúvidas ou questões deve enviar um email para observatorioviolencianamoro@associacaoplanoi.org

Agradecemos a sua colaboração e divulgação.