Quem somos

A Associação Plano i foi fundada por um grupo de 5 mulheres que constituem atualmente a sua Direção.

São órgãos sociais da Associação a Assembleia Geral, a Direção e o Conselho Fiscal.

Direção

Sofia Neves é licenciada em Psicologia (1999) e doutorada em Psicologia Social (2005) pelo Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. É Professora Auxiliar e investigadora no Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e membro integrado do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG, ISCSP/ ULisboa). A sua principal área de interesse científico é a Violência de Género. É autora de vários artigos em revistas da especialidade nacionais e internacionais, assim como de capítulo de livros e de livros, dos quais se destacam Amor, Poder e Violências na Intimidade: os caminhos entrecruzados do pessoal e do político (2008), Vitimologia: Ciência e Ativismo (2010), Género e Ciências Sociais (2011), Intervenção psicológica e social com vítimas (Volumes 1 e 2) (2012) e Violências na Contemporaneidade no Brasil e em Portugal (2015). Foi galardoada, em 2006, exequo, com o prémio Mulher Investigação Carolina de Michaelis de Vasconcelos, atribuído pelas Organizações não Governamentais do Conselho Consultivo da Comissão para a Igualdade e Direitos das Mulheres (CIDM). Em 2013 foi reconhecida como perita no domínio da Violência de Género pelo European Institute for Gender Equality. Atualmente integra os grupos de trabalho da Violência Doméstica e de Género da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e da Intervenção do Psicólogo com pessoas LGBT da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Sílvia Gomes é bolseira de pós-doutoramento na Universidade do Minho e docente no Instituto Universitário da Maia (ISMAI). Investigadora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, no Pólo da Universidade do Minho (CICS.NOVA UM) e na Unidade de Investigação em Criminologia e Ciências do Comportamento, no Instituto Universitário da Maia (UICCC.ISMAI). Doutorada em Sociologia, pela Universidade do Minho, com um projeto financiado pela FCT e uma tese sobre criminalidade, etnicidades e desigualdades sociais. O trabalho de produção científica e investigação tem sido, predominantemente, nas áreas da sociologia do crime e dos estudos dos media, com foco nos temas da criminalidade, criminalização, etnicidades, género, desigualdades e exclusões sociais. É autora, entre outros, do livros Caminhos para a prisão – Uma análise do fenómeno da criminalidade associada a grupos estrangeiros e étnicos em Portugal (2014) e Mulheres e Crime – Perspetivas sobre a intervenção, violência e reclusão.

Paula Allen é licenciada em Psicologia. Foi responsável, por mais de 10 anos, pelo Gabinete de Planeamento Familiar e Saúde Sexual e Reprodutiva do Conjunto Habitacional da Biquinha, que foi posteriormente alargado ao concelho de Matosinhos, abrangendo S. Mamede de Infesta, Guifões, Leça do Balio e Custóias. Criou e dinamizou, por vários anos, o grupo de mulheres ciganas ativistas da Biquinha. Publicou vários estudos científicos, dos quais se destaca o artigo intitulado(Des)encantos de ser mulher cigana. Coordenou o Projeto Bloco i9, financiado pelo FAPE. É atualmente coordenadora do Centro Gis e Presidente do Conselho Consultivo para as questões LGBT.

Ariana Correia é mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e doutoranda em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Desde 2010 tem colaborado em projetos vários, especialmente associados à violência de género, quer na prevenção, quer na intervenção. Tem vindo a trabalhar com vítimas de violência de género, mulheres imigrantes, estudantes, docentes, técnicos/as de apoio à vítima e comunidade geral, sendo que não raras vezes entrecruzam-se alguns destes mundos. Tem particular interesse por temas como os direitos das mulheres, violência de género, (des)igualdades de género, femicídio, imigração, exclusão social, tráfico de seres humanos e mutilação genital feminina. É atualmente coordenadora dos Projetos UNigualdade e UNi+.

Márcia Machado é licenciada e doutorada em Psicologia. Interessa-se particularmente pelas desigualdades a nível da funcionalidade e da deficiência. Editou o livro New Paths for Acceptance: Opening Awareness in Interpersonal Acceptance-Rejection e é autora de vários textos científicos nacionais e internacionais. Exerce atualmente funções como psicóloga escolar num colégio.