Para receber todas as informações sobre as formações dinamizadas pela Associação Plano i, inscreva-se AQUI na nossa lista de e-mail.

PRÓXIMAS

Duração: 12h + 6h

Duração: 30h

Duração: 21h

CONCLUÍDAS

Objetivo: Dotar profissionais que realizam ou venham a realizar intervenção com pessoas LGBTI vítimas de violência doméstica e de género de conhecimentos e competências especializadas.

Público-alvo: Profissionais que realizam ou venham a realizar intervenção com pessoas LGBTI vítimas de violência doméstica e de género.

Conteúdos:

Módulo I – Violência de género e doméstica: concetualização (10h)
Módulo II – Violência de género e doméstica: Princípios da intervenção psicossocial (12h)
Módulo III – Violência de género e doméstica: Enquadramento legal e políticas públicas (8h)
Módulo IV – Violência de género e doméstica: intervenção psicossocial com vítimas LGBTI (12h)
Módulo V – Violência de género e doméstica: análise e discussão de casos práticos (8h)

Local: Matosinhos

Horário: Sábados ou pós-laboral.

Fase de candidaturas: 2.01.2019 a 25.01.2019

Objetivo: Dotar profissionais que realizam ou venham a realizar intervenção com vítimas de violência doméstica e de género imigrantes, refugiadas e oriundas de grupos étnicos de conhecimentos e competências especializadas.

Público-alvo: Profissionais que realizam ou venham a realizar intervenção com vítimas de violência doméstica e de género imigrantes, refugiadas e oriundas de grupos étnicos.

Conteúdos:

Módulo I Conceitos e Enquadramento da Violência de Género e Doméstica (9 horas)
Módulo II Violência de Género e Doméstica: Princípios de Intervenção Psicossocial (12 horas)
Módulo III Direitos das Vítimas de Violência de Género e Doméstica: Leis e Políticas Públicas (8 horas)
Módulo IV Violência de Género e Doméstica: Intervenção Psicossocial com Vítimas Imigrantes, Refugiadas e oriundas de grupos étnicos (18 horas)
Módulo V Práticas e Desafios de Intervenção: exemplos das Organizações Não-Governamentais (3h)

COORDENAÇÃO: Prof. Doutora Joana Topa e Prof. Doutora Estefânia Silva

Datas e Horário: Diurno.

Fase de candidaturas: 21.02.2019 a 15.03.2019

Objetivos gerais:

A ação de formação pretende sensibilizar profissionais de diferente áreas de intervenção com a população LGBTI sobre a complexidade das vivências e dos mecanismos sociais de discriminação ainda dirigidos a orientações sexuais e/ou identidades de género não normativas.

Público-alvo: Profissionais das áreas da Saúde, Educação, Justiça, Forças Policiais, CPCJ, Psicologia, e/ou outros/as Profissionais das Ciências Sociais e do Comportamento.

Conteúdos:

A ação terá um módulo único, com duração de 3 horas, estruturado da seguinte forma:

– Principais conceitos relacionados com as vivências e identidades não normativas, com particular enfoque no género e na sexualidade;

– Teoria da interseccionalidade: formas múltiplas de discriminação sobre de sobre diferentes categorias sociais de pertença, que não apenas os géneros e as sexualidades e reflexões sobre as implicações vivenciais, expressivas, relacionais, culturais e sociais de múltiplos processos discriminação e privilégio;

– Questionamentos críticos sobre os conceitos em análise, perspetivas identitárias e pós identitárias na abordagem das orientações sexuais e identidades / expressões de género;

– Apresentação e exploração de recursos governamentais e não governamentais, formais e informais de apoio à população LGBTI no contexto português;

– Apresentação sintética das evoluções legais ao nível europeu e nacional no combate à discriminação contra pessoas LGBTI.

Período de Realização: 16 de junho de 2020 | 18h – 21h

Conteúdos:

A ação terá um módulo único, com duração de 4 horas, estruturado da seguinte forma:

Datas de Realização:

15 de julho de 2020 | 14h – 18h

16 de julho de 2020 | 14h – 18h

17 de julho de 2020 | 14h – 18h

PRÓXIMAS

Duração: 12h + 6h

Duração: 30h

Duração: 21h

CONCLUÍDAS

Conteúdos:

Módulo I – Violência de género e doméstica: concetualização (10h)

Local: Matosinhos

Horário: Sábados ou pós-laboral.

Fase de candidaturas: 2.01.2019 a 25.01.2019

Conteúdos:

Módulo I Conceitos e Enquadramento da Violência de Género e Doméstica (9 horas)

COORDENAÇÃO: Prof. Doutora Joana Topa e Prof. Doutora Estefânia Silva

Datas e Horário: Diurno.

Fase de candidaturas: 21.02.2019 a 15.03.2019

Período de Realização: 16 de junho de 2020 | 18h – 21h

Objetivos gerais:

Conceptualizar e caracterizar a violência no namoro; – Promover a reflexão sobre a violência no namoro em Portugal; – Difundir conhecimento sobre recursos de apoio às vítimas.

Objetivos específicos:

– Conceptualizar a violência no namoro enquanto violência de género e crime de violência doméstica; – Caracterizar os diferentes tipos de violência, ciclo da violência, impactos nas vítimas e obstáculos à denúncia; – Conhecer a realidade empírica e estatística da violência no namoro, em Portugal; – Identificar estruturas e serviços de apoio às vítimas.

Conteúdos:

– Apresentação; – Diagnóstico; – Conceptualização da violência no namoro enquanto violência de género; – Enquadramento legal do crime de violência doméstica; – Tipos de violência, impactos nas vítimas e obstáculos à denúncia da violência no namoro; – Evidências empíricas e estatísticas da violência no namoro, em Portugal; – Estruturas e serviços de apoio às vítimas; – Avaliação da formação.

Período de Realização: 15 de julho de 2020 | 14h – 18h

Período de Realização: 16 de julho de 2020 | 14h – 18h