O Bairros SEM Bullying é um projeto financiado pelo Governo Português, ao abrigo do Programa Bairros Saudáveis, que objetiva a promoção de contextos desenvolvimentais seguros e da saúde mental, prevenindo o bullying e a violência interpessoal, através de uma ação integrada da comunidade.

São objetivos específicos do Programa:

• Conhecer as idiossincrasias do contexto, através do mapeamento do fenómeno do bullying na comunidade, a fim de implementar medidas adequadas, dando resposta às necessidades;
  • Trabalhar com agrupamentos de escolas e escolas parceiras e com as associações/coletivos/ONG/IPSS do terreno, envolvendo toda a comunidade educativa nas várias etapas de desenvolvimento do projeto, desde o mapeamento de necessidades à implementação do programa;
  • Trabalhar não só na, mas com a comunidade, através da articulação com entidades parceiras e estruturas de proximidade, de modo a promover a sensibilização coletiva e a ação conjunto em prol do combate ao bullying;
  • Criar recursos pedagógicos dirigidos a profissionais, possibilitando a replicabilidade do Programa e garantindo a sua sustentabilidade;
  • Diminuir o número de crianças e jovens com perturbações de ansiedade, depressão, auto-mutilação, ideação suicida e suicídio.

Com a intervenção, construção de materiais psicopedagógicos, e desenvolvimento de ações de sensibilização e de formação, o projeto pretende combater as vulnerabilidades, dotando a comunidade de estratégias para fazer face ao fenómeno da violência.

Serão territórios de intervenção os Conjuntos Habitacionais Seara, Bairro dos Pescadores, Carcavelos I e II, Cruz de Pau (25 de abril), Cruz de Pau (Austrálias), Cruz de Pau (Bairro Antigo), Estádio do Mar (I, II e III), Biquinha (1ª, 2ª, 3ª fase e Antiga), Refinaria Angola e Tarrafal.

São parceiras do projeto as seguintes entidades: Câmara Municipal de Matosinhos, MatosinhosHabit, União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, União das Freguesias São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Unidade Local de Saúde de Matosinhos- EPE, Associação para o Planeamento da Família-APF, Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos- ADEIMA, Leixões Sport Club, Associação Baptista Ágape, Agrupamento de Escolas de Matosinhos,Escola Secundária Augusto Gomes e Escola Secundária João Gonçalves Zarco.

O logo do Bairros SEM Bullying é da autoria da designer Mariana Mattos.

São objetivos específicos do Programa:

O logo do Bairros SEM Bullying é da autoria da designer Mariana Mattos.