O “Plano B – Programa de Prevenção do Bullying” (DGS-J-19-31-1), financiado pela Direção Geral da Saúde, teve o seu início no passado mês de novembro. Este programa será implementado ao longo do próximo ano junto de alunos e alunas dos 2º e 3º ciclos, nas regiões Norte e Centro, nos Concelhos do Porto, Matosinhos e Figueira da Foz, num total de 40 turmas.

Este programa, desenvolvido segundo uma matriz desenvolvimental, ecológica e intersecional, pretende constituir-se como uma ferramenta para a promoção de um contexto escolar seguro e igualitário, prevenindo e combatendo todas as formas de bullying e de violência interpessoal, em prol da promoção da saúde mental e do desenvolvimento integral positivo dos/as jovens. Para tal, para além da intervenção junto das turmas, docentes, assistentes e famílias estarão também envolvidos/as em todas as fases de implementação do programa (da recolha de necessidades do contexto à própria intervenção).

O logo do Plano B é da autoria de Mafalda Ferreira e Marta Correia.

O logo do Plano B é da autoria de Mafalda Ferreira e Marta Correia.